segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
RESGATE...HISTORIA E CULTURA DO NEGRO EM PORTO ALEGRE
Esta semanativemos um resgate lindo em Porto Alegre...
'A PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, POR MEIO DA COORDENAÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL DA SMC, E A CONGREGAÇÃO EM DEFESA DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS CONVIDAM PARA A INAUGURAÇÃO DA OBRA DE ARTE BARÁ DO MERCADO, O TERCEIRO MARCO DO MUSEU DE PERCURSO DO NEGRO EM PORTO ALEGRE, PROJETO QUE BUSCA VISIBILIZAR A COMUNIDADE NEGRA COM A CONSTRUÇÃO DE OBRAS DE ARTE EM ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE. O EVENTO SERÁ REALIZADO DIA 7/2/2013, ÀS 17:30, NA ÁREA CENTRAL DO MERCADO PÚBLICO.
título: BARÁ DO MERCADO
materiais: BRONZE E PEDRAS
concepção: LEANDRO MACHADO E PELÓPIDAS THEBANO
execução: VINICIUS VIEIRA
idealização: MÃE NORINHA DE OXALÁ
realização: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE (COORDENAÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL DA SMC) E CONGREGAÇÃO EM DEFESA DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS - CEDRAB RS.
recursos: PROGRAMA MONUMENTA-IPHAN
apoio: GABINETE DO POVO NEGRO, BID, UNESCO
COLABORADORES: Briane Bicca, Iosvaldyr Bittencourt, Pedro Rubens Vargas, Dóris Saraiva de Oliveira, Luis Merino, Gustavo Sala, Adriana Xaplin, Kin Viana, Vilmar, Mãe Angélica, Miriam Chagas, Ana Lúcia, José Carlos da Rosa (Carlinhos do Areal), Ana Paula Dias, Leonardo Posenato, Isabel Maurmann, Alex do Areal (Coração), Lisete Bertotto, Bete, Maria Cristina dos Santos, Evandoir Santos, Ana Charão e Luís Antônio Bolcato Custódio.
SAIBA MAIS EM: http://museudepercursodonegroemportoalegre.blogspot.com.br/
O Mercado Público faz parte dos “caminhos invisíveis dos negros em Porto Alegre”, e sua importância deve-se a preservação e culto ao Orixá Bará Agelu Olodiá assentado no centro do prédio. O Bará é, dentro do panteão africano, a entidade que abre os bons caminhos, o guardião das casas e da cidade, e representa o trabalho e a fartura. Os religiosos de matriz africana e frequentadores acreditam na força do axé do orixá, que garantiu a sobrevivência e a prosperidade do mercado ao longo de seus 244 anos, dando fartura aos transeuntes que passam no local e fazem seus pedidos. Os africanistas e simpatizantes, ao fazerem seus pedidos de abertura dos caminhos na terra para a fartura de comida na mesa e de prosperidade na vida ao Bará, jogam sete moedas, como certos da sua proteção. Com o passar do tempo, somam-se os testemunhos de pessoas que agradecem pelo pedido alcançado ao Bará do Mercado Público. O Orixá Bará é reverenciado por toda a comunidade de matriz africana no Estado.
Mãe Norinha de Oxalá
Presidente da Congregação em Defesa das Religiões Afro-Brasileiras - RS'
PARABÉNS a TODOS ENVOLVIDOS NESTE LINDO TRABALHO...especial Baba Diba Iyemonja e Vinícius Vieira!!!
Aqui um pouco da Historia desde maravilhoso Principe Custodio!
Sai de Porto Alegre.... Mas Porto Alegre JAMAIS sai de mim!!!
Estou muito feliz e emocionada com este resgate!!!
ALUPOOOO!!!
❤
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário